Definições e Objetivos
Last updated
Last updated
Na literatura, é muito comum encontrarmos três personagens que representam o cenário da comunicação dentro da Criptografia: Alice, Bob e Eve. Estes personagens foram adotados por diversos autores em livros, artigos e publicações acadêmicas e acabaram sendo padronizados para fins didáticos. O papel de cada um deles é o seguinte:
Alice: é o emissor da mensagem, possui o texto original (plaintext) e aplica um algoritmo de encriptação para torná-lo secreto, obtendo o texto cifrado (ciphertext).
Bob: é o receptor da mensagem, recebe o ciphertext de Alice e aplica um algoritmo de decriptação para recuperar o plaintext.
Eve: é o atacante, não é o distinatário legítimo da mensagem, mas deseja conhecer seu conteúdo ou alterá-lo antes que a mensagem chegue a Bob.
À medida que as exigências de segurança avançaram, o campo da criptografia também se aperfeiçoou, buscando atingir uma gama mais ampla de objetivos de segurança, sendo eles:
Confidencialidade da mensagem: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada. Além disso, a obtenção de informação sobre o conteúdo da mensagem (como uma distribuição estatística de certos caracteres) não deve ser possível, uma vez que, se o for, torna mais fácil a análise criptográfica;
Integridade da mensagem: o destinatário deverá ser capaz de verificar se a mensagem foi alterada durante a transmissão;
Autenticação do remetente: o destinatário deverá ser capaz de verificar se o remetente é realmente quem diz ser;
Não repúdio do remetente: não deverá ser possível ao remetente negar a autoria de sua mensagem.