Ghidra
Last updated
Last updated
O Ghidra é uma ferramenta open source para a engenharia reversa feita pela agência de segurança nacional dos EUA (NSA) e disponibilizada para o público em 2019.
A ferramenta pode ser baixada pelo site oficial ou pelo github, onde parte do código se encontra.
Uma das grandes vantagens do Ghidra é a ferramenta de decompile, que permite que seja visualizado um código "descompilado" de um binário. Essa ferramenta suporta diversas arquiteturas nativamente e existem alguns plugins para adicionar suporte de outras.
Usualmente os binários que serão analisados vão ser das linguagens C/C++, mas também é possível analisar por exemplo binários escritos em Golang, análise que funciona melhor caso tenha plugins específicos para isso.
O Ghidra funciona tanto para Linux como para Windows (p/ Mac também), sem alterações significativas no seu funcionamento básico.
A tela inicial do ghidra é algo semelhante à tela a seguir:
Para criar um novo projeto basta selecionar a opção de novo projeto e criar um não compartilhado (dado que a versão compartilhada é feita para ser usada por múltiplos usuários simultaneamente em um servidor), escolher um nome, caminho e criar.
Vai ser criada uma pasta, então você arrasta um binário ou o importa (tecla de atalho i). O formato tende a ser identificado automaticamente, então basta confirmar as seleções, onde uma nova tela vai abrir com diversas informações sobre os metadados do executável. Abra o codebrowser (ou clique 2 vezes no executável) e vá para a tela inicial.
Quando iniciar, clique em analisar para que seja possível obter informações do binário de forma automática. Recomendamos dar uma olhada em cada uma das opções e tentar entender o que elas significam, mas para um uso básico basta deixar tudo na opção padrão.
Uma das janelas mais importantes do programa encontra-se na esquerda, que é onde estarão listadas as funções. Procure pela main ou por funções interessantes, quando selecionar a função que quiser ela automaticamente vai aparecer na tela.
As hotkeys estarão na cheatsheet abaixo, mas já saiba que as mais importantes agora no início são L, que serve para renomear objetos selecionados e Ctrl+L, para ajeitar um tipo. (Por exemplo representar várias variáveis seguidas como um vetor)
Clicando duas vezes em uma função entra-se no código dela e Alt+Left volta para o local anterior. Caso queira desfazer alguma operação, o clássico Ctrl+Z é utilizado.
Abaixo estão algumas imagens de um cheatsheet (uma "colinha") com as hotkeys mais importantes.
Essa tabela apresenta as hotkeys para criar, abrir e salvar projetos, além de importar e exportar binários.
Essas são as hotkeys para se movimentar pelo código. (menção pra Alt+Left/Right para voltar ou avançar para locais onde estava anteriormente)
Essas hotkeys são muito importantes para deixar o código mais organizado e legível, alterar nome e tipo de variáveis pode deixar um trecho de código bem mais claro.
Essas hotkeys são utilizados para fazer buscas no programa, tanto no código (texto), quanto na memória.
Essas são as hotkeys para alterar configurações do ghidra, além da hotkey para o Help, que tem informações e explicações de como utilizar o ghidra.
Link do Cheatsheet completo: https://ghidra-sre.org/CheatSheet.html