VPN
Last updated
Last updated
Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada
Quando fazemos uma requisição na internet convencional, estamos nos comunicando com nosso provedor de serviço de internet (Internet Service Provider - ISP)
O ISP lida com nossas requisições, buscando comunicação da nossa máquina com toda a internet, e é responsável por atribuir a nossa máquina (computador, tablet, smartphone) um endereço IP único, que é utilizado para ser identificado pelo site e pela rede pública
A requisição sai da nossa máquina e acessa o servidor pelo qual estamos buscando. Desta forma, existe uma exposição dos nossos dados, além de que nossas atividades são relacionados a nosso IP único.
Ao conectar com a internet utilizando uma VPN, é realizada uma conexão segura com um servidor VPN, a partir de um tunelamento criptografado em que apenas o cliente e o servidor final desta VPN possuem chaves para decriptação dos dados.
O tráfego de dados e o registro de atividades continuam passando pelo provedor de internet (ISP), mas o mesmo não consegue lê-los ou ver o destino das requisições, uma vez que existe uma criptografia sobre eles.
Os sites visitados não são capazes de identificar o endereço IP original, fornecido pelo seu provedor, uma vez que nosso endereço IP é encoberto pelo IP do servidor da VPN, que é compartilhado por todos os outros usuários do serviço.
Tópicos importantes para o entendimento de uma VPN
Proxy consiste em um servidor que age como intermediário entre as requisições de um cliente e a outros servidores. O cliente realiza uma solicitação ao proxy de algum conteúdo ou recurso na internet, e por sua vez o proxy avalia a requisição, procurando fazer um controle, simplificação da solicitação e encaminhamento das requisições para a internet.
O servidor VPN age como um proxy para a atividade do cliente na internet, uma vez que as requisições realizas não saem diretamente do IP da máquina do cliente, mas sim são recolhidas e encaminhadas a partir do servidor VPN, garantindo anonimidade na internet, escondendo a localização do cliente original e seu endereço IP
Existe uma relação de autenticação que garante ao cliente que sua comunicação é restrita ao servidor VPN e o mesmo ocorre no caminho contrário: troca de chaves e criptografia são utilizados para garantir que o tunelamento é seguro e está sendo realizado de fato entre as duas pontas corretas do VPN
O tunelamento pode ser enxergado como uma via pelo qual trafega os dados do cliente para o servidor VPN e vice versa, sendo que os pacotes são criptografados e encapsulados, sendo que apenas as duas pontas do túnel possuem as chaves correspondentes para a decriptação e leitura dos dados. Desta maneira, a leitura de terceiros e ataques são impossibilitados.
What is a VPN and How Does it Work? [Video Explainer]